Klever Schneider
Klever Schneider

Como montar um treinamento para sua franquia?

Todos temos um estilo de aprendizagem principal. E isso é uma informação importante quando pensamos em treinamentos de equipes.

Antes de idealizar o treinamento para a equipe em sua franquia é importante compreender um ponto que pode passar despercebido.

Trata-se da forma como os colaboradores aprendem. Isso é importante para as metodologias escolhidas nos treinamentos sejam elas presenciais ou online. Este conhecimento pode evitar a sensação que foi um investimento perdido.

Lembre-se que este autoconhecimento serve para você e seus liderados.

Imagine agora essa cena. Você acaba de comprar equipamentos de última geração para sua empresa ou implantou um novo sistema. Passado o período inicial, observa que os membros de sua equipe começam a aprender as novidades de forma diferente.

  1. alguns começam a fuçar para aprender as novidades
  2. outros preferem seguir o passo a passo do manual técnico
  3. um grupo recorre a experiências anteriores com produtos semelhantes
  4. outros colaboradores observam os colegas antes de usar as novidades

Certamente, você também se identificou com alguma das opções acima. Basta lembrar como você age ao comprar um eletrônico novinho em folha.

Todos nós temos um estilo de aprendizagem principal. E isso é uma informação importante quando pensamos em treinamentos de equipes.

David Kolb, estudioso da aprendizagem, já enumerava isso com o seu Inventário de Estilos de Aprendizagem (Learning Styles Inventory – LSI). Segundo ele, há dois eixos:

  • Processamento: como fazemos
  • Percepção: como pensamos

O Eixo de Processamento envolve a Experimentação Ativa e Observação Reflectiva.

O Eixo de Percepção envolve a Experiência Concreta e a Conceitualização Abstrata.

E no cruzamento desses eixos, que formam o Diagrama de Aprendizagem, chegamos aos 4 estilos de aprendizagem: Divergente, Assimilador, Convergente e Adaptativo (Dinâmico ou Acomodativo).

Diagrama de Aprendizagem de David Kolb

Estilos de aprendizagem

DIVERGENTE ou analítico

Combina experiência concreta e observação reflexiva. Observam as situações concretas por diferentes perspectivas. São mais flexíveis e criativos. A pergunta mais recorrente deste estilo é: Por quê? No campo das artes e entretenimento tem muitos com esse perfil.

ASSIMILATIVO

Combina observação reflexiva e conceitualização abstrata. Compreendem uma ampla variedade de informações e ordenam de forma concisa e lógica.

As perguntas deste grupo são: O que há para se conhecer? O que isso significa? Carreiras mais relacionadas a Ciência e Informação incluem esse grupo.

CONVERGENTE

Combina a conceitualização abstrata e a experimentação ativa. São melhores para descobrir a aplicação prática das ideias e teorias.

São ótimos revolvedores de problemas e tomada de decisões. Perguntas deste estilo: Como? O que eu posso fazer? Carreiras como a tecnologia onde encontramos boa parte deste perfil.

ADAPTATIVO OU DINÂMICO (acomodadores)

Combina conceitualização ativa e a experimentação concreta. Lidam bem com a execução de planos, experiências novas e enfrentar desafios. Adoram resolver problemas baseados na intuição e naquela dualidade tentativa-erro.

Perguntas preferidas:  O que aconteceria se eu fizesse isto? Por que não? Encontramos muito esse perfil na área de vendas.

Se você quer montar um treinamento em sua franquia ou rever o que está sendo desenvolvido precisa levar em consideração os estilos de aprendizagem dos colaboradores.

Sabemos que os treinamentos devem ser constantes e dinâmicos. A melhoria contínua das equipes tanto no aspecto operacional como comportamental precisam desse investimento.

Isso faz parte do sucesso dos negócios, seja para um atendimento de qualidade, experiência inesquecível aos clientes, além é claro, para aumentar as vendas.

Capacitações assertivas geram mais resultados para as franquias. E esta é uma variável que deve estar no planejamento estratégico.

Aprender é o processo pelo qual o conhecimento é criado através da transformação da experiência.

D. Kolb
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